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APOSENTADORIA - Documentação necessária para requerer sua aposentadoria

Publicado em 21 de outubro de 2020

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É importante que você esteja com toda a sua documentação em mãos, isso facilita que o seu benefício seja concedido, pois, é comum benefícios do INSS ser negado, principalmente por falta de documentação. 

É importante que você faça um planejamento previdenciário para escolher a melhor categoria que se encaixa para você e o principal estar em dia com as suas documentações para não ter dores de cabeça no futuro.

Documentação incompleta, pode acarretar em 3 resultados, sendo eles: 

  1. Benefício negado;
  2. Você pode ter que começar tudo do zero e perder alguns meses;
  3. Seu benefício pode ter um valor menor do que você tem direito. 

É normal ter o benefício negado por falta de documentação, a maioria dos segurados não sabem que o maior motivo dos benefícios serem negados é a falta de documentações na hora de requerer o benefício.

Pensando nisto na matéria de hoje vamos falar um pouco mais sobre os procedimentos necessários para que você não tenha dores de cabeça no futuro. 

Conheça as espécies mais comuns de aposentadoria

  1. Aposentadoria por idade;
  2. Aposentadoria por Tempo de Contribuição; 
  3. Aposentadoria Especial; 
  4. Aposentadoria por invalidez. 

Documentações necessárias para todos os tipos de aposentadorias 

Algumas documentações você sempre vai precisar apresentar ao INSS. Veja:

Documentos adicionais, se você se encaixar em alguns desses casos:

Carteira de trabalho ou CNIS incompletos 

Se a sua Carteira de Trabalho ou CNIS estiver incompleta, você poderá apresentar:

Aposentadoria Especial 

Para a aposentadoria especial é necessário providenciar um documento chamado PPP, (Perfil Profissiográfico Previdenciário) o mesmo é despachado pelo empregador ou pelo sindicato da categoria. 

Esta documentação vai comprovar a insalubridade ou periculosidade da atividade exercida. 

Aposentadoria para homem 

Documentos de empresas falidas 

Esse processo é um pouco burocrático, mas tem solução, se a empresa que você trabalhou tenha falido, é possível ir até o Síndico da Massa Falida e solicitar os documentos. 

Aposentadoria por invalidez 

Basta apresentar documentos que comprovem o vínculo empregatício no momento do acidente ou início da doença e documentos que comprovem a invalidez.

Estes documentos são: 

Fonte: Jornal Contabil

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